quarta-feira, 23 de junho de 2010

“Pensar Jovem, Pensar Braga” - Debate “Medidas de Austeridade”

O ciclo “Pensar Jovem, Pensar Braga”, iniciativa de reflexão da CPS da JSD Braga, terá, na próxima sexta-feira, um novo capítulo.
Numa altura em que a crise económica se agudiza e o espectro de um país irrecuperável se começa a abater sobre os portugueses, os decisores políticos avançaram com um pacote de medidas de austeridade financeira.
A iminência de uma prolongada crise económica e o estado das finanças públicas do país, fruto da desgovernação socialista dos últimos quinze anos, levaram o PSD a pôr o interesse do país à frente dos interesses políticopartidários, caucionando a orientação de austeridade assumida pelo governo.
Porém, muitas dúvidas ficaram na mente dos portugueses. Desde logo a sensação de que são sempre os mesmos a pagar pelas sucessivas crises tem minado a confiança num pacote que se quer maximamente consensual.
A pretensa inconstitucionalidade das novas taxas do IRS foi outra questão que causou celeuma e agitação junto dos contribuintes, cabendo pois discutir abertamente a razoabilidade e correcção de uma tal medida. Com o debate de sexta-feira, que terá lugar na sede concelhia do PSD de Braga, no Largo da Sra.-a-Branca, pelas 21h15, a discussão decorrerá neste duplo âmbito: o político e o jurídico. O objectivo passará não só pelo esclarecimento das dúvidas que assolam os portugueses, mas também pela discussão de modelos alternativos aos caminhos até agora seguidos.
 A JSD de Braga continua assim o esforço de abertura da estrutura partidária à sociedade civil, ao mesmo tempo que enfrenta, sem embaraços ideológicos, as grandes questões políticas da actualidade. É neste espírito que a “jota” revê a premissa de uma “Geração de Compromisso”.

Miguel Macedo, natural de Braga, advogado, é deputado à Assembleia da República, onde cumpre já a sexta legislatura. Foi Secretário de Estado da Juventude no Governo Constitucional e Secretário de Estado da Justiça no XV e XVI Governos. Na política local foi Vereador do PSD 1993-1997 e é membro da Assembleia Municipal, ambos em Braga. Actualmente lidera a bancada do PSD e tem sido uma das mais destacadas e mediáticas figuras do partido.
Joaquim Rocha, professor universitário, Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, é docente na Escola de Direito da Universidade do Minho e formador no Centro de Estudos Judiciários, bem como na Ordem dos Advogados. Autor de diversas obras no domínio do direito fiscal, é um especialista reconhecido e prestigiado nesta área.

P’lo Presidente da CPS da JSD de Braga,
João Marques

Sem comentários: