sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Segue uma carta que informa a situação actual da AEDUM, associação de todos os

Carta Aberta aos Associados da AEDUM



A Direcção da Associação de Estudantes de Direito da Universidade do Minho (AEDUM) vem informar os seus associados dos acontecimentos que levam a AEDUM a ainda não ter o seu processo eleitoral a decorrer.

Primeiramente a Direcção da AEDUM no dia 27 de Outubro do ano corrente enviou o seguinte e-mail a Presidente da Mesa da Assembleia-geral:

“ Cara Dr. Cláudia Castro, A direcção da Associação de Estudantes de Direito da Universidade do Minho,AEDUM, dentro das suas competências (art. 34º alínea b) vem requerer uma Assembleia Geral Extraordinária. Após o período das inscrições, no ano lectivo presente, surgiram graves problemas quanto ao ano em que os estudantes se deviam inscrever. Não só esta questão mas também a questão dos alunos que lhes faltam algumas cadeiras do 5º ano e foram obrigados a passar para o 4º. Estas questões foram discutidas com a direcção da AEDUM e com os Serviços Académicos. Neste sentido, gostaríamos de auscultar as várias situações em que os estudantes se encontram. Gostaríamos, com todo o respeito, que a Ex. Ma Dr. Cláudia Castro realizasse esta AGEDUM entre a primeira quinzena de Novembro. Saudações Académicas,A XII Direcção da AEDUM”

Inexplicavelmente a Direcção da AEDUM não obteve réplica. Neste sentido a Direcção da AEDUM viu-se sem resposta para os anseios da comunidade estudantil e não pudemos cumprir um dos nossos fins e deveres que são informar os estudantes.



Neste sentido enviamos um e-mail posterior no dia 7 de Novembro:

“Cara Presidente da Mesa, após um período sem resposta tanto de V.Ex.ª, como da Vice-Presidente, a direcção da AEDUM comunicou ao Conselho Fiscal e Jurisdicional o sucedido.Relembro que a AGEDUM poderá reunir mesmo sem o seu Presidente ouVice-Presidente, o que seria muito mau para o bom-nome da AEDUM. Se não houver resposta, o que se espera que não aconteça, a Direcção da AEDUM accionará os mecanismos estatutários apoiando-se também na lei geral para poder reunir os estudantes. Apelando ao bom senso e relembrando o que está em questão, esperamos uma resposta afirmativa e célere.Saudações Académicas,XII Direcção da AEDUM”

Não querendo a Direcção ser conivente com este tipo de situação achamos nosso dever informar os estudantes que as eleições, que normalmente são marcadas para a ultima semana de aulas em Dezembro, não se irão realizar e que em nada dignifica o mandato realizado por esta XII Direcção e comprometendo o futuro desta Associação.

Esta situação chegou a um impasse ao qual a Direcção é alheia, não querendo tomar juízos de valor sobre a mesma, apenas informar, que é o nosso dever, aos associados e não só a todos os alunos o sucedido, não pretendendo nenhum desequilíbrio institucional somente demonstrar o nosso repudio perante um caso que não tem fim a vista.

Objectivos / Conclusões:

Sabendo que a AGEDUM pode reunir sem a presença, que peca por tardia, dos órgãos que foram eleitos legitimamente em sufrágio universal para defender os alunos, esta necessita de um terço dos estudantes para o fazer segundo a lei geral. Sabendo das dificuldades de reunir cerca de 300 alunos, concluímos que esta situação deve ser alvo de informação, pois poderíamos ser integrados nesta tentativa de denegrir o bom nome desta Associação que tudo tem feito para defender os estudantes de Direito junto das mais diversas organizações e instituições.




Saudações Académicas,

A XII Direcção da AEDUM

11/12/2008

Sem comentários: